sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
PROJETO FOLCLORE
>
PROJETO FOLCLORE
Objetivos:
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular ;
Conhecer a importância do folclore para a comunidade escolar.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação, e desenhos. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
PROJETO FOLCLORE
Objetivos:
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular ;
Conhecer a importância do folclore para a comunidade escolar.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação, e desenhos. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Projeto de Arte: “Romero Britto”
Escola Pólo Lydio Lima
Projeto de Arte:
“Romero Britto”
Artes- Professora
Ethiene Midori Arashiro
Apresentação:
As artes visuais estão presentes na vida de cada um, ao desenhar ou pintar um desenho o homem expressa seus ideais, cultura e sentimentos. Onde no contexto da Educação são desenvolvidos importantes fatos de relações e comunicações de um tempo e uma história na humanidade.
Portanto quando se fala em releitura de obras, o professor sugere o contato do aluno com novas perspectivas de arte, quando sugerimos tal fato, necessitamos de algo que chame a atenção do aluno para que desta forma, surja em seu caminho a imaginação, a busca de novos caminhos, e principalmente a ampliação de seus contextos artísticos e cultural.
Enfim trabalhar com releitura de artes, faz com que os alunos entrem em contato com universo da arte, de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra. Ao reproduzir esta obra, desenvolve habilidades como: percepção, imaginação, e amplia seu universo cultural.
Justificativa:
Procurar desenvolver nos alunos a conscientização de que são capazes de reconhecer suas capacidades e limitações.
É a partir do reconhecimento de suas limitações de seu envolvimento, de sua dedicação que formarão suas individualidades e personalidades. Este projeto com obras de “ROMERO BRITTO”, será desenvolvido com os alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais desta Instituição Escolar, no período matutino do ano de 2011.
Após a conclusão dos trabalhos, as obras serão expostas na escola para que os demais alunos a apreciem ao final deste ano letivo, pois é praticando atividades interdisciplinares que os alunos vão adquirindo experiência, necessárias para o saber, o saber fazer e principalmente o saber ser.
Ao apresentar seus trabalhos aos colegas de outras salas os alunos terão a oportunidade de exteriorizar seus pensamentos, aumentando sua auto-estima, a construção e reconstrução do saber, com as regras aplicadas neste processo o respeito e a amizade são manifestados de forma espontaneamente.
Finalidades:
Demonstrar as habilidades artísticas dos alunos no desenvolvimento e finalizações das atividades propostas neste trabalho.
Promover nos alunos a capacidade de uma avaliação biográfica e de arte e a partir destes pontos serem capazes de identificar aspectos sócio culturais retratados e a possibilidade de desenvolverem habilidades de através da reprodução da pintura.
Objetivos Gerais:
→ Descobrir na biografia de Romero Britto seus sentimentos, e a forma em que o mesmo criou e desenvolve sua arte.
→ Aprender a ler formalmente e interpretar uma obra dando-lhe um significado.
→ Desenvolver um olhar critico, construindo uma relação de auto confiança com produção artística, sabendo elaborar e receber criticas.
→ Expressar a emoção e as idéias pessoais e sentimentos por meio das artes plásticas.
Objetivos Específicos:
→ Conhecer a vida e obra de Romero Britto.
→Conhecer o estilo de pintura “ NEOPOP” ( pintura chapada com contorno preto).
→Expressão através da pintura com os mais diferentes materiais e releituras.
→Estimular os alunos a valorizar a arte como forma de conhecimento, interpretação e transformação da realidade.
http://www.cemma.net.br/crbst_27.html (FONTE)
Desenvolvimento:
Biografia do Artista: Romero Britto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Romero Britto, artista brasileiro.
Romero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor, escultor e serígrafo brasileiro.
Carreira
Romero Britto é dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi e Marta Stewart
Em 2005, como testemunho de seu impacto nas artes plásticas, Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush. Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do tesouro de Tutankhamon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas pirâmides de Gisé, a última das sete maiores maravilhas do mundo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também expôs sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.
O artista foi convidado pela terceira vez consecutiva para ser um palestrante do World Economic Forum; recebeu convite para fazer a abertura do XLI Super Bowl com o Circo de Soleil, e ainda para criar a prestigiada coleção de selos postais para a ONU, além de inúmeros outros convites. Isso evidencia que Romero Britto está presente de maneira definitiva no universo da arte com suas obras, que se encontram nas mais preciosas coleções particulares, sendo sempre requisitado pelas maiores empresas do mundo, às quais incorpora sua arte e assim traz visibilidade às marcas, tais como Absolut, Disney, Movado, Pepsi, Evian, Microsoft, XBox e Audi. Hoje Romero possui duas galerias, uma localizada em Miami Beach, na famosa Lincoln Road, e uma belíssima e moderna galeria projetada pelo arquiteto João Armentano, localizada na badalada Rua Oscar Freire, n. 562, no coração dos Jardins, em São Paulo.
Em 2012, será pela primeira vez, homenageado por uma escola de samba: A Renascer de Jacarepaguá contará a vida do artista em sua estreia no Grupo Especial com o enredo "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia". A escola abrirá o Carnaval do Rio de Janeiro de 2012, sendo a primeira escola a desfilar do domingo de carnaval.
Obras Publicas Pelo Mundo
Obras Publicas pelo Mundo
For You Aeroporto de Belo Horizonte, Brasil; Aeroporto de Curitiba, Brasil; City of Bay Harbor, Flórida; Museu de São Paulo, Brasil; Midtown Shops, Miami, Flórida;
Dancing Boy City of Beaulieu, França; Midtown Shops, Miami, Flórida;
Azul Basel Children’s Hospital, Basel, Suíça;
Beach Ball Museum of Art & Science, Tallahassee, Flórida; Aeroporto de Salvador, Brasil; Aeroporto de Recife, Brasil; Florida House, Washington DC;
Flying Fish Basel Convention Center, Ramada In, Suíça;
Big Temptation City of Saugatuck, Michigan;
Big Apple Aeroporto JFK, New York, NY; Aeroporto La Guardia, New York, NY; Escola Robert Shriver, Maryland; Palmer Trinity School, Pinecrest, Flórida; City of Davos, Suíça;
The Good Girl Hillel Academy, Miami, Flórida;
All About Fun Mariner of the Seas, Royal Caribbean;
The Bookworm Palmetto Bay Library, Flórida
Tina the Pirate Girl Grapeland Park, Flórida
Boomfish Grapeland Park, Miami, Florida; Hotel Waldhaus, St. Moritz
Flower Pot Pinecrest Public Library, Flórida;
Squeaki Grapeland Park, Miami, Flórida;
Garden Butterfly Arts Park, Young Circle, Hollywood, Flórida; Ecole Supérieure d'Arts Plastiques de Monaco; Midtown Shops, Miami, Flórida;
Montreux Jazz Raffles le Montreux Palace Hotel, Suíça;
Dolphin Girl Fernando De Noronha Aeroporto, Brasil;
Millie the Bunny Bush Presidential Library, Washington DC;
Miami Kids Miami Children’s Museum, Miami, Florida;
Florida Girl The Falls, Palmetto Bay, Flórida;
Welcome Sheba Sheba Medical Center, Tel Aviv, Israel;
Welcome Dadeland North Plaza, Miami, Flórida;
Kendall Kids Kendall Village Shopping Center, Miami, Flórida;
Love Blossoms Miami, Flórida;
Ice Skater Miami, Flórida
Northen Star Miami Beach, Flórida
Fontes
http://www.romerobritto.com.br
Estilo cubista
Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing. Britto pinta suas obras com o estilo cubista, representando as formas da natureza por meio de figuras geométricas.
Ligações externas
• Página internacional oficial de Romero Britto
• Romero Britto - Galeria de Art
• Página Nacional oficial de Romero Britto
• Página do Studio Robson Britto
A Pop-Art de Romero Britto
..
Texto:
Aida Veiga
Revista "Época" nº 228
Imagens:
De divulgação.
Um dos cinco temas pintados para propaganda
do sabão Omo
A Pop-Art é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.
No Brasil, encontrou seu maior expoente em Romero Britto, que afirma já haver pintado 5.000 telas, espalhadas por 70 países.
..
.Another Kiss (Outro beijo)
Alegres e coloridas, as telas de Romero Britto
decoram a casa de dezenas de celebridades. A lista é variada: de Arnold Schwarzenegger e Madonna a Bill Clinton, Carlos Menem e Ted Kennedy; de Andre Agassi e Michael Jordan a Xuxa e Paloma — esta, filha de Pablo Picasso. Seus quadros são vendidos por até US$ 120 mil.
Mais bem-sucedido no Exterior, Britto tem investido em outras áreas. Já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.
Dono de um traço quase infantil, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
"Resolvi criar uma coleção inspirada em seu trabalho porque ele é vibrante, transmite uma energia muito boa", explica o estilista Amir Slama, dono da grife de moda praia Rosa Chá.
Há algum tempo, Amir lançou uma coleção a partir de dois desenhos de Britto. Vendeu tão rapidamente as 8 mil peças, embora custassem o dobro do preço dos biquínis tradicionais, que resolveu repetir a dose.
No Exterior, outros estilistas, como a americana Nicole Miller e os italianos Enrico Coveri e Gai Mattiolo, criaram roupas e acessórios baseados nos coloridos desenhos do brasileiro. A Grendene escolheu o artista para desenvolver uma linha de sandálias.
"Ele faz uma arte pop de qualidade que agrada a jovens das classes A e B, nosso público-alvo", diz Paulo Pedó, gerente da empresa.
Best Buddies (Grandes companheiros)
Romero Britto tornou-se conhecido quando o executivo de uma marca de vodca teve a idéia de transportar suas imagens para uma peça publicitária.
"Foi meu pulo-do-gato", lembra o pernambucano de 38 anos que, em 1990, foi passar férias na casa de um amigo em Miami e acabou ficando por lá.
No começo, vendia as telas na rua, exatamente como fazia no Recife. Veiculado em 63 revistas, o anúncio abriu as portas para Britto. Operário e operoso, estima ter pintado 5 mil telas, que são vendidas em 70 países.
Hoje em dia, 80% de seu trabalho é encomendado: de retratos das cantoras Gloria Estefan e Whitney Houston a selos para as Nações Unidas. Cobra de 8% a 15% nos contratos de licenciamento, com os quais faturou, no último ano, US$ 2 milhões.
Casado com uma americana, pai de um adolescente de 14 anos, Britto sente-se em casa nos Estados Unidos. Tanto é que foi o único artista brasileiro a participar da Cow Parade, evento que, em 2000, espalhou 500 esculturas de vacas em tamanho natural nas ruas de Nova York.
Há quem compare seu trabalho ao de ícones da arte contemporânea como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Eillen Guggenheim, descendente dos fundadores do Museu Guggenheim, é um deles. No Brasil, os críticos torcem o nariz.
.Mother and Child (Maternidade)
"Warhol se apropriava da publicidade para criticá-la. O trabalho de Romero Britto é puro entretenimento. É por isso que faz sucesso em propaganda", afirma Lourenzo Mammi, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
"Ele pinta quadros divertidos, mas sem nenhuma expressão artística. É um ilustrador", detona Agnaldo Faria, curador da Bienal de Arte de São Paulo. "Jamais faria parte de uma mostra como a Bienal, porque não leva as pessoas a pensar, como é o objetivo de qualquer trabalho artístico."
Dono de galerias no Brasil e nos EUA, o artista abriu recentemente um restaurante temático em Miami. O mote, claro, são suas obras.
"Exploro meu trabalho de todas as formas", confessa.
Martina (nome próprio)
ROMERO FRANCISCO DA SILVA BRITO
Fonte:
Júlio Louzada - Artes Plásticas Brasil
Recife/PE, Brasil, 06/10/1963
Pintor e gravador. Assina R.BRITTO e ROMERO BRITTO.
Nota Biográfica
Deixa uma vida simples no Recife para a aventura de construir o futuro nos Estados Unidos. Casa-se com Sharon, uma norte-americana, e tem um filho, Brandon, que está sendo educado em Miami, onde mora.
Seu começo foi uma batalha: começou pintando paredes e vendendo seus trabalhos na rua. Até que o presidente da empresa sueca produtorta da vocda Absolut viu seus quadros em Miami e contratou-o. O artista cria três obras de arte para a Absolut Vodka, em 1989, que foram reproduzidas em campanha publicitária em mais de 60 publicações internacionais das mais importantes do mundo.
Daí para a frente, uma loucura: em 1995, seu trabalho também é estampado em 1,5 milhão de latas do refrigerantes Pepsi-Cola. Depois de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein, o pernambucano do Recife foi contratado para inserir os astros da Disney no contexto de sua arte pop, em 1997.
Projeta uma escultura com 21 metros de altura, em 1998, para o Shopping Dadeland Station, em Miami, cuja construção foi inaugurada em 2000. Em 1999, projeta o visual do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, alargando seu mercado para a Europa. Transita pela mais alta esfera social nos Estados Unidos e Europa, como no caso de Bill Clinton (apresentado pelo senador Ted Kennedy), que lhe comprou um quadro e com quem já esteve quatro vezes. Ou, ainda, como no caso de Arnold Schwarzenegger, que tem 18 obras do artista, e também Mike Tyson, Madonna, Michael Jordan, Sylvester Stallone e Cindy Crawford, entre outros.
Em sua casa de Miami coleciona Picasso, Matisse, Andy Warhol, Volpi e Cláudio Tozzi, estes os brasileiros por quem dedica grande admiração. Hoje, a partir de sua Galeria em South Beach, Miami, com uma equipe de 30 pessoas, produz projetos e arte para todo o mujndo, e vende 650 cópias por dia só em reproduções gráficas de seus trabalhos. História de sucesso! Em 2002, abre sua própria galeria de arte em São Paulo.
.Curly whiskers (Bigodes ondulados)
.Celebration (Comemoração)
Abaporu by Britto
Friendship (Amizade)
.
.Grand Slam Cheek to Cheek
(Rostos colados)
Dancers
(Bailarinos)
Educação Infantil
( FONTE: http://www.blogger.com/profile/01271759345649716230)
(Pré –A / MAT)
"Era uma vez... um sonho... o sonho de manter acesa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas.Uma época singular,rica pessoal e intransferível..."
"Pedagogia do Amor"
Gabriel Chalita
JUSTIFICATIVA:
A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do profissional da educação infantil, do profissional da arte da educação, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas.
OBJETIVO:
Ampliar o conhecimento do mundo das artes que possuem, manipulando diferentes réplicas, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato em formas diversas de expressões artísticas.
SEQUÊNCIA DE AULAS:
1ª Aula
Apresentar a obra da borboleta.
Cantar a canção da borboletinha junto com as crianças.
Observar a obra e fazer um levantamento oral.
Apresentação da biografia do autor da forma mais indicada para o perfil da turma (pode ser através de vídeo, leitura, painel, fotos etc) http://biografias.multiply.com/photos/album/26/Romero_Britto
Explicar a assinatura na obra.
2ª Aula
Organizar um cantinho para que os alunos reproduzam a obra da borboleta com massa de modelar decorando o esboço.
3ª Aula
Apresentar o poema “Borboletas de Vinícius de Moraes” através de cartaz
Trabalhar o poema, explorando as cores, escrita das palavras e as rimas.
Junto com a turma podem criar seu próprio versinho para a obra da borboleta que poderá ser exposto junto com as outras criações ao final do projeto.
4ª Aula
Com formas geométricas e linhas fechadas os alunos irão fazer suas obras de artes inspirados em Romero Brito.
5ª Aula
Observar a obra bigodes ondulados levantando as cores as formas geométricas. Falar sobre o animal representado nessa obra ( o gato). Seu valor emocional, suas qualidades assim como características.
Nesse dia poderá ser aplicada uma atividade diagnóstica a partir dessa aula, a atividade deverá ser elaborada de acordo a realidade da turma.
6ª Aula
Cantar uma canção conhecida ou apresentar uma nova canção sobre flor para a turma.
Apresentar a obra da flor de Romero Brito.
Levantar as cores, formas e linhas utilizadas por ele.
Reproduzir a obra utilizando retalhos de tecidos estampados para fazer as pétalas no esboço de papel duplex.
7ª Aula
Organizar um canteiro de flores feitas pelos alunos na aula anterior.
8ª Aula
Levar todas as curiosidades possíveis sobre o artista Romero Brito.
Poderá ser feita leitura de frases, apresentar propagandas e os diversos tipos de trabalhos realizados por ele dentro e fora do país.
9ª Aula
Distribuir caixas de sabão em pó previamente forradas em branco para os alunos reproduzirem uma propaganda para a marca do sabão em pó como fes Romero Brito.
Esse mesmo trabalho pode ser feito com garrafas de refrigerante, pois o artista fez um rótulo para uma marca de refrigerante.
10ª Aula
Cantar com os alunos uma canção que eles gostem sobre cachorro, existem várias, uma que as crianças gostam muito é a do txutxucão.
Apresentar a obra do “cachorro” do artista Romero Brito.
Roda de conversa sobre a obra.
Observar o comportamento do cão e associar ao nome da obra.
Fazer a dobradura do cachorro.
11ª Aula
Pintar a dobradura do cachorro e colar em um papel para ampliar o cenário.
12ª Aula
Organizar os trabalhos da turma para serem expostos.
Ensino Fundamental
(1* e 2* – A e B)
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/01/obras-de-romero-britto-para-pintar.html
arte em giz de cera
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
1* Ano – A / By Romero Britto
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
1* Ano – B / By Romero Britto
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
2* Ano – A / By Romero Britto
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
2* Ano – B / By Romero Britto
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
3* Ano – A / By Romero Britto
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
4* Ano – A / By Romero Britto
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori – Matutino
Aluno(a):__________________________________
5* Ano – A / By Romero Britto
Releitura da Obra da Tarsila do Amaral by Romero Britto
→Organize sua dupla e com o desenho de Tarsila do Amaral e a técnica de pintura de Romero Britto, monte uma nova releitura criativa da figura abaixo:
Escola Pólo Lydio Lima
Artes – Professora Ethiene Midori / Alunos(as):_______________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)